4 dicas para organizar a rotina em casa na quarentena

4 dicas para organizar a rotina em casa na quarentena

Como fazer com que as crianças sigam o cronograma e cumpram suas responsabilidades de uma maneira que evite gritos e birras?

Não é de hoje que os pais vêm ajudando com a lição de casa e garantindo que as crianças cumpram responsabilidades, como algumas tarefas domésticas, por exemplo.

Mas, o tempo prolongado e muitas vezes, acompanhado de desorganização que os familiares têm passado juntos durante a crise atual, vem criando novos desafios.

Estabelecer uma estrutura é de extrema importância para manter a harmonia e proporcionar uma certa segurança, tanto para os pais quanto para os filhos. Principalmente, criando um cronograma de expectativas e diretrizes claras, sobre tópicos como o tempo que eles poderão passar diante das telas. Mas como fazer com que os filhos sigam o cronograma e cumpram suas responsabilidades de uma maneira que evite gritos e birras?

Separamos algumas dicas que poderão amenizar essa questão familiar:

Inclua as crianças na elaboração das regras

Quando as elas participam da criação das diretrizes e dos cronogramas, é bem provável que elas vejam como importantes, aceitando-as e cumprindo-as. Peça às crianças a sua opinião sobre que horas todos devem levantar, em que momento os intervalos dos trabalhos escolares funcionariam melhor e em que local cada membro da família deveria estar durante o tempo de estudo.

Nem todas as ideias serão acolhidas, porém, quando os pais ouvem as ideias de uma criança, isso a ajuda a se responsabilizar pelo seu comportamento e a se envolver mais com o que a família está fazendo. Os pais podem negociar com as crianças para que ao menos algumas ideias delas sejam adotadas. No momento em que os pais apresentam as razões para pedir algo, os filhos entendem melhor a importância de agir de maneiras específicas.

Os motivos serão mais eficazes quanto mais forem significativos para as crianças em relação aos seus próprios objetivos. E a resolução de conflitos é uma habilidade importante a ser ensinada às crianças e cabe aos pais a melhor forma de elas aprenderem isso.

Espaço para a liberdade de escolha

As atividades da escola devem ser realizadas e os afazeres domésticos precisam ser concluídos, mas é possível deixar uma abertura para decidir como essas responsabilidades serão realizadas, agir dessa forma pode ajudar os filhos a se sentirem menos pressionados e coagidos, o que prejudicaria sua motivação.

Os pais podem apresentar múltiplas tarefas domésticas e pedir que os filhos escolham quais delas preferem realizar. Dando também a opção de escolher quando ou como realizá-las, por exemplo, se querem lavar a louça antes ou depois de assistir à televisão.

Ouvir e ser empático é o melhor remédio

As crianças estarão mais atentas a dar atenção às orientações dos pais se souberem que seus próprios pontos de vista são entendidos. Os pais podem iniciar os pedidos das tarefas que fazem aos filhos com uma declaração de empática, por exemplo: “Eu sei que tirar o pijama pode parecer bobagem porque estamos em casa. Mas trocar de roupa foi o acordo que todos nós decidimos”. Mesmo que os pais não concordem com o ponto de vista de seus filhos, a colaboração e o relacionamento entre pais e filhos só é aprimorada quando eles demonstram que pelo menos a compreendem.

Peça ajuda das crianças para resolver os problemas

Sabemos que nem tudo poderá ocorrer conforme o planejado. Haverá momentos de frustrações, cobranças e reclamações. Quando algo não está dando certo, os pais podem buscar resolver os problemas em união com os filhos, aplicando a empatia, identificando o problema e encontrando maneiras de resolvê-lo.

Por exemplo, os pais podem dizer: “Nós sabemos que temos pegado em pé para acordar cedo. Realmente é muito irritante ouvir uma cobrança logo ao acordar. O problema é que, o acordo éramos acordar às 8h, e você não acorda, no horário combinado. O podemos fazer para tornar a manhã mais tranquila? Qual é a sua ideia?”

Essas práticas podem ajudar as crianças a se sentirem mais no controle de seus comportamentos. Tornando-as mais propensas a ajudar.

Todas essas estratégias exigem tempo e paciência. Algumas pesquisas mostraram que os pais são mais propensos a gritar, cobrar e ameaçar quando estão com pressa, estressados ou preocupados.  E por isso, é importante que os pais tirem um tempo para cuidar de si mesmos.

Pode ser passeando ou se exercitando. Esta pandemia apresenta desafios para os pais, mas o uso de táticas motivacionais pode ajudá-los a criarem um ambiente mais calmo e efetivo, para os filhos.  O que também simplifica o relacionamento entre pais e filhos.

E porque não se exercitarem todos juntos? Com a ARC Online este momento está mais que garantido, proporcionando uma série de vídeos com muito esporte para crianças, pais e responsáveis se exercitarem no conforto de suas casas!!!

Vídeos adaptados para atividades esportivas em espaços reduzidos. Nesse serviço, a ARC Sports organiza as aulas ministradas, em módulos estruturados e separados por modalidade, dentro de uma sequência lógica, favorecendo uma progressão pedagógica.  Tenha atividades esportivas direcionadas e certificadas pela Metodologia ARC Sports a sua disposição para quando, e onde estiverem!

Toda semana, uma aula inédita de cada modalidade será disponibilizada na plataforma.

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes