Aprendizagem: você sabe o que pode mudar?

Aprendizagem: você sabe o que pode mudar?

O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. 

Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas através de recortes do todo. Por outro lado, qualquer definição está, invariavelmente, impregnada de pressupostos político-ideológicos, relacionados com a visão de homem, sociedade e saber.

Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é o processo de alteração de conduta de um indivíduo, seja por Condicionamento Operante, Experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente. 

As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos. 

O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para a aprendizagem; criador, por buscar novos métodos visando a melhora da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro. 

Outro conceito de aprendizagem é uma mudança relativamente durável do comportamento, de uma forma um pouco sistemática, ou não, adquirida pela experiência, pela observação e pela prática motivada. 

Na verdade, a motivação tem um papel fundamental na aprendizagem. Ninguém aprende se não estiver motivado, se não desejar aprender. Na verdade, o ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado. 

Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. 

Mas a maioria dos processos de aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive: sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e naturalmente, pela herança genética dos seus antepassados.

Independente da escola de pensamento seguida, sabe-se que o indivíduo desde o nascimento, utilizando seu campo perceptual, vai ampliando seu repertório e construindo conceitos, em função do meio que o cerca. 

Os objetivos da aprendizagem são direcionados ao: domínio cognitivo (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que ressaltam o uso e a coordenação dos músculos). 

No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação. 

No domínio afetivo temos habilidades de receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. 

No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas, físicas e a comunicação não discursiva.

Atualmente o sistema de ensino tem sido cada vez mais questionado em todo o mundo.

A tecnologia, por exemplo, tem sido vista cada vez menos com maus olhos e mais bem vista como aliada à educação. 

Os pais e professores tem se questionados sobre como podem auxiliar na preparação das crianças para um mundo que está em transformação a todo o tempo e que exige diferentes competências.

Alguns pesquisadores mostram que as habilidades que precisam ser trabalhadas na educação deste seculo, estão evidentes nas rotinas das crianças e são uma totalidade de aprendizados que compõem os conhecimentos empírico e tácito. 

Separamos algumas das competências  propostas para a educação no século atual: 

1. Competências de vida e carreira

Abrange aperfeiçoar a flexibilidade e adaptação;  iniciativa e auto direção; interação social e cultural; produtividade; liderança e responsabilidade.

2. Competências de aprendizagem e inovação

Abrange aperfeiçoar o  pensamento crítico; resolução e compreensão de problemas; comunicação; cooperação; criatividade e inovação.

3. Competências de informação, mídia e tecnologia

Abrange aperfeiçoar a obtenção de  informações; uso e gerenciamento das informações; analisar mídias; criar produtos de mídia; a tecnologia é efetivamente aplicada.

Essas habilidades não têm nada a ver com conteúdos acadêmicos ou intelectuais, mas com a relação entre emoções sociais, relações interpessoais e o processo de aprendizagem interpessoal. 

Afinal de contas, as habilidades deste século são compostas por uma série de conhecimentos e práticas que envolvem a capacidade de atingir metas, colaborar com outras pessoas e gerenciar nossas emoções.

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