Como a ansiedade dos pais refletem nos filhos?

Como a ansiedade dos pais refletem nos filhos?

Cuidar do futuro dos filhos é um comportamento natural de pais amorosos, que sempre esperam dar a seus filhos o melhor da vida (mesmo que eles não sejam mais tão jovens). No entanto, quando essa preocupação se torna tão séria que causa muita dor ou ansiedade nos pais, é hora de reexaminar essa forma de pensar. Isso ocorre porque a alta ansiedade dos pais é prejudicial ao crescimento da criança.

Isso ocorre porque a ansiedade dos pais é prejudicial ao crescimento da criança. Muitas pessoas pensam que essa ansiedade é normal. Além disso, os pais podem deixar nos filhos a impressão de que eles não entendem seus pensamentos e sentimentos. 

Esses são dois erros. Aqui falaremos como essa ansiedade descontrolada pode afetar negativamente as crianças e como lidar com ela. Siga-nos!

Pais ansiosos: prejudicial também para às crianças.

A ansiedade é um sentimento pertinente aos pais, especialmente aqueles que se preocupam com o bom desenvolvimento e futuro de seus filhos, neste mundo agitado de nossas vidas. Mas quando essa preocupação se tornar perturbadora e incontrolável, ela não afetará apenas os pais, mas também, os filhos. 

O resultado é que cada vez mais, as crianças experimentam sintomas de ansiedade, alguns dos quais são ainda mais graves, o que não só prejudica o seu crescimento, mas também prejudica a sua saúde física e mental.

Mas, afinal, como esse sentimento dos pais afeta os filhos?

Psicólogo e autor americano especializado em paternidade, John Rosemond tem uma teoria interessante sobre a comunicação ansiosa entre pais e filhos. 

Ele acredita que a atenção excessiva (que produz ansiedade) causará ansiedade aos pais e que a ansiedade será transmitida aos filhos por osmose psíquica. Dessa forma, crianças ou jovens são contaminados por essa crença, mas por serem muito jovens não sabem lidar com essa turbulência.

Segundo o autor, essas crianças estão começando a sentir e acreditar que o mundo não é um lugar seguro para se viver e que ninguém, nem mesmo os pais, pode protegê-las do “perigo” de suas vidas.

Engana-se quem pensa que somente os filhos sofrerão com os pensamentos, emoções e sentimentos dos pais. Os pais não podem escapar das perdas, especialmente quando o foco da ansiedade dos pais são suas expectativas de perspectivas acadêmicas e profissionais.

Diante da expectativa de ver seus filhos ingressarem na faculdade e buscarem carreiras de prestígio, consideradas economicamente promissoras, os filhos adolescentes se sentem perdidos e angustiados. 

Vou seguir os requisitos dos meus pais ou os meus requisitos? E se eu falhar? E se não atender às suas expectativas? Esses pensamentos passam pela cabeça dos jovens e podem atrapalhar esse momento difícil de escolha e até afetar seu desempenho acadêmico.

E como evitar a ansiedade dos pais?

Além de compreender seus papéis de pais, mães e responsáveis, é necessário compreender as dificuldades e desafios de uma criança carente, bem como expressar em demasia o medo e a ansiedade, que podem ser prejudiciais ao seu desenvolvimento social e emocional. 

A questão não é ficar perto de seus filhos, mas entender a necessidade de controlar seus pensamentos e emoções para não causar ansiedade desnecessária em seus filhos (além da ansiedade que a vida moderna tem causado).

Também é recomendável evitar expectativas excessivas, pois cada pessoa é única e tem o direito básico de se expressar e viver como a realidade. Afinal, nenhuma criança está disposta a assumir a responsabilidade por não realizar o sonho de mãe e filho, certo? Sentir-se obrigado a realizar um sonho ou historia que não te pertence é muito frustrante, não é mesmo?

Afinal, é fundamental que os pais, principalmente os do século XXI, aprendam a lidar com o percurso natural das coisas, aceitem seu tempo evolutivo e diminuam as expectativas  dos resultados que esperam. 

Cuidar bem do presente é fundamental, para que a ansiedade dos pais possa ser controlada e o futuro possa trazer saúde emocional e de alta qualidade para toda a família.

Descubra como diminuir a ansiedade com exercícios físicos a ARC Sports possui um maravilhoso cronograma de atividades Online, para você praticar em família! 

Clique aqui para saber mais e tenha a sua disposição, uma variedade de modalidades esportivas! 

 

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes